
TRATAMENTOS
Juntos, entenderemos melhor a sua condição e buscaremos o tratamento mais adequado para você. Aqui, ofereço apoio com algumas informações, mas nada substitui a análise e o diagnóstico médico.
Se precisar, conta comigo.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor generalizada, crônica e geralmente muscular, associada à distúrbios do sono, humor e memória. Além disso, a fadiga extrema é um dos principais sintomas. Depressão e ansiedade frequentemente estão associadas ao quadro.
Apesar da causa ainda ser desconhecida, a fibromialgia não é uma doença psicológica. A hipótese principal é que pacientes com essa condição apresentem alterações na percepção da dor, que tornam os estímulos dolorosos mais intensos.
Sua prevalência atinge até 5% da população mundial, acometendo mais mulheres do que homens. Geralmente, os sintomas se iniciam entre os 25 e 65 anos, mas pode acometer qualquer idade. É mais frequente em pacientes com história familiar de fibromialgia ou portadores de outras doenças crônicas.
Sintomas
-
Dor generalizada e constante com duração por mais de 3 meses.
-
Fadiga constante mesmo sem realizar atividades.
-
Problemas de sono como insônia ou sono não reparador.
-
Dificuldades cognitivas: Problemas de memória e concentração, conhecidos como "fibrofog".
-
Sensibilidade ao toque, com dor ao pressionar pontos específicos do corpo.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, feito através de anamnese e exame físico. Exames laboratoriais são solicitados para descartar outras doenças que podem provocar esses sintomas, como por exemplo, o hipotiroidismo.
Exames de imagem são solicitados para descartar outras causas de dor, como artrites, tendinites e bursites.
Na fibromialgia, a maioria dos exames solicitados são normais, apesar da dor e da piora da qualidade de vida do paciente.
Quais os tratamentos para fibromialgia?
O principal tratamento é o não-medicamentoso, ou seja, apesar do uso de medicamentos, é o exercício físico aeróbico o tratamento mais indicado. Ele atua em diferentes mecanismos de controle da dor, bem como melhora do sono e da fadiga.
No mínimo 3x por semana e a escolha da atividade fica a critério de qual o paciente conseguirá manter a longo prazo. Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular também deverão ser praticados.
Medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, como a fluoxetina, amitriptilina ou duloxetina são utilizados no controle da dor e também para a melhora dos transtornos de humor.
Medicações anticonvulsivantes, como a pregabalina e gabapentina, são utilizadas para diminuir a dor, melhorar o sono e a fadiga.
Analgésicos como dipirona e paracetamol, ou relaxantes musculares, também podem ser utilizados. Tudo isso para permitir a prática de exercícios físicos aeróbicos e melhora da qualidade de vida do paciente.
Suporte psicológico, como terapia cognitivo-comportamental também é indicado para gerenciar o estresse e melhorar o bem-estar mental do paciente com fibromialgia.
Se você se identifica com algum desses sintomas ou tem dúvidas sobre a fibromialgia, não hesite em me procurar. Estou aqui para ajudar a cuidar da sua saúde e garantir que você tenha uma vida com menos dor e bem-estar. Juntos, podemos encontrar a melhor forma de tratamento para você.