top of page
3B2A7236-Extended 2 -71dpi_edited.jpg

TRATAMENTOS

Juntos, entenderemos melhor a sua condição e buscaremos o tratamento mais adequado para você. Aqui, ofereço apoio com algumas informações, mas nada substitui a análise e o diagnóstico médico.
Se precisar, conta comigo.

Artrose

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença degenerativa das articulações, sendo a doença reumática que mais acomete pessoas no mundo. Ocorre a perda progressiva da cartilagem, tecido que recobre o osso, provocando o desgaste das articulações, causando dor, rigidez e dificuldade de movimento. Acomete principalmente mãos, joelhos, coluna e quadril.

 

Está associada principalmente à sobrecarga mecânica nas articulações e também à outros fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar, obesidade, trauma ou lesão articular prévia.

Sintomas

​Os sintomas da artrose podem variar, mas geralmente se desenvolvem lentamente e pioram com o tempo:

  • Dor nas articulações durante ou ao iniciar o movimento, como  subir e descer escadas ou agachar e andar.

  • Rigidez nas articulações, especialmente ao acordar, com dificuldade de abrir objetos, para levantar-se ou para andar.

  • Ruídos ao movimentar a articulação (crepitações).

  • Perda de flexibilidade, dificultando movimentos normais.

  • Deformidades ósseas, como aparecimento de nódulos endurecidos nos dedos das mãos.

Diagnóstico

Compreender a artrose é essencial para gerenciar seus sintomas e melhorar a qualidade de vida. O diagnóstico é feito através de anamnese, exame físico e exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética para avaliar o grau de acometimento da destruição articular e deformidades ósseas.

 

Quais os tratamentos para artrose?

O tratamento da artrose visa aliviar a dor e melhorar a função da articulação. O tratamento medicamentoso é feito com analgésicos e anti-inflamatórios para controle da dor. O tratamento não farmacológico é de fundamental importância, a fim de reduzir sobrecarga articular, como:

  • Fortalecimento muscular e exercícios de baixo impacto: hidroginástica, caminhadas

  • Perda de peso: reduz a sobrecarga nas articulações, aliviando a dor.

  • Uso de órteses e auxiliares de marcha, como bengalas

  • Fisioterapia e pilates: exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor da articulação e ganhar amplitude de movimento.

  • Infiltrações locais com corticóide ou viscossuplementação com ácido hialurônico.

  • Cirurgia: Em casos graves, pode ser necessária a substituição da articulação por próteses e será discutida com ortopedista e de forma compartilhada com o paciente

Se você se identifica com algum desses sintomas ou tem dúvidas sobre a artrose, não hesite em me procurar. Estou aqui para ajudar a cuidar da sua saúde e garantir que você tenha uma vida com menos dor e mais mobilidade. Juntos, podemos encontrar a melhor forma de tratamento para você.

Rua Cincinato Braga, 37  - 2º andar

 Bela Vista (Próximo à Av. Paulista).
São Paulo - SP, 01333-011

icons8-whatsapp-250.png

(11) 91408-4002

bottom of page